sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Atividade de diplomática. Idênticos?


imagem retirada do blog biólogas.com
Gêmeos idênticos são realmente idênticos? aí está um assunto interessante. A ciência já comprova que as pessoas nascidas de um mesmo óvulo apesar de fisicamente parecerem iguais na verdade não são. Um estudo do geneticista Carl Bruder da University of Alabama em Birmingham comprova que o DNA de dois irmãos gêmeos não são idênticos (para ler mais sobre o estudo acesse o link logo abaixo da imagem). Mas o que isso tem a ver com a atividade de diplomática?
Da mesma forma que dois irmãos aparentemente iguais não possuem todas suas características iguais, um documento arquivístico, que em um primeiro momento aparenta ser exatamente igual a outro, às vezes pode não ser. Na atividade feita em sala, o professor André mostrou dois lenços de escoteiro iguais, mas logo depois nos informou que um foi presente de um amigo, com um nó que simboliza a amizade, e o outro foi uma aquisição do professor para usar nas suas atividades como escoteiro, justamente para substituir o que ganhou, pois não queria correr o risco de estragá-lo. Os dois lenços parecem iguais, mas quando compreendido o seu contexto de aquisição, eles se tornam totalmente diferentes.
Luciana Duranti mostrou 5 características de um documento de arquivo: Autenticidade, Naturalidade, Inter-relacionamento, Unicidade e Imparcialidade, com um destaque especial ao Inter-relacionamento. Um documento não pode ser compreendido sozinho, é necessário estudar seu contexto de criação/aquisição, para só então seguir com a organização. Se esta etapa for pulada corre-se o risco de eliminar um documento que realmente tenha valor e guardar apenas uma cópia sem nenhum valor arquivístico.

Luciana Duranti fala ainda da origem de um documento de arquivo, "Não há dúvida de que os dois princípios fundamentais da ciência arquivística, respeito aos fundos (ou princípio da proveniência sob o ponto de vista externo) e respeito à ordem original (ou princípio da proveniência sob o ponto de vista interno) enfatizam a importância central das origens administrativas dos registros " (Luciana Duranti)
O princípio de proveniência é de fundamental importância para o estudo dos documentos de arquivo, visto que o arquivista analisa o contexto em que o documento está inserido. Voltando novamente ao exemplo dos dois lenços de escoteiros aparentemente idênticos, visivelmente eles são iguais e qualquer um poderia ser eliminado se não existisse o conhecimento prévio da origem de cada um e o que os mesmos representam para o contexto do seu dono, no momento da avaliação e seleção.
Nas mesas em que estavam documentos “aleatórios”, isto é, que não pertenciam à mesma proveniência, percebemos tornar-se de difícil tarefa distinguir os documentos de arquivo dos demais, pois os alunos do grupo não possuíam um conhecimento da origem e contexto dos documentos.
Outro aspecto que foi útil para reflexão foi pensar que ao mesmo tempo em que um objeto ou documento pode não ser considerado de arquivo para alguma pessoa, física ou jurídica, o mesmo pode ser considerado de arquivo por outra. Mais uma vez levando em consideração a sua organicidade destacada por Luciana Duranti como inter-relacionamento.

DURANTI, Luciana. Registros documentais contemporâneos como prova de ação. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v.7, n. 13, jan./jun. 1994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário