http://diplomed.blogspot.com/2009_11_01_archive.html |
Caros colegas da disciplina DTD apresentaremos aqui nosso trabalho final em forma de posts.
Contextualizando o documento escolhido:
Nosso documento é a Solicitação para aproveitamento de estudos, que é o reconhecimento dos créditos de disciplina cursada em outra instituição de ensino superior.
Para solicitar o aproveitamento o aluno deverá preencher o formulário na SAA e logo em seguida ele será encaminhado para um professor que o analisará e dará o resultado final.
Um documento para chamar de Meu (Nosso) -
Solicitação de Aproveitamento de Estudos
Manual da Ficha tipológica
Grupo de Arquivistas de Madri:
1) Identificação:
Denominação: Solicitação de Aproveitamento de Estudos
Definição: Reconhecimento dos créditos de disciplina cursada em outra instituição de ensino superior, mediante análise dos estudos realizados pelo aluno.
Código: 125.23 – Tabela De Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo Relativos às Atividades-Fim Das Instituições Federais De Ensino Superior – IFES.
Caracteres Externos:
· Suporte: Papel
· Gênero / Classe: Textual
· Formato: Formulário
· Forma: Original
2) Oficina Produtora:
· SAA (Secretaria de Administração Acadêmica)
3) Destinatários:
· SAA (Secretaria de Administração Acadêmica)
· Departamento/Faculdade ao qual irá se requerer o aproveitamento.
4) Legislação:
· Resolução CEPE nº111/02, de 12/09/02 ;
· Resolução CEPE nº 29/2006 de 14/03/06.
5) Trâmite:
Campos 1, 2 e 3: Identificação (do Aluno, da Instituição de Ensino e das Disciplinas)
Aluno solicita o aproveitamento de estudos no Posto avançado da SAA mediante preenchimento de formulário padrão.
Ao preencher, fornece dados sobre os estudos que deseja aproveitar e apresenta respectivos comprovantes (histórico escolar e programas das disciplinas solicitadas contendo carga horária e resultado de aprovação, autenticadas pela instituição anterior), informa dados pessoais, data e assina;
Campo 4: Encaminhamento
O Posto Avançado encaminha o formulário ao departamento/faculdade responsável por cada disciplina solicitada, datado e assinado por um servidor.
Professor indicado pela unidade de ensino efetuará a análise do conteúdo programático das disciplinas a serem aproveitadas.
Campo 5: Parecer do Aproveitamento
Professor indicado pela unidade de ensino, após análise, preenche planilha onde informa o resultado, rubricando e colocando sua matrícula:
· Créditos Diretos;
· Plano de adaptação (Estudos Complementares ou Exame Especial) é elaborado e o aluno, concordando em realizar a adaptação, fará requerimento nos postos avançados da DAA e cumprirá o plano individual de adaptação, obrigatoriamente, no prazo de dois períodos letivos após o requerimento.
Campo 6: Homologação
O Vice Diretor da unidade homologa o parecer dado pelo professor, datando e assinando.
Campo 7: Anotações SAA
Ao receber novamente o processo, com o resultado homologado, a SAA, através de seus servidores, atualiza o histórico do aluno (na UnB) e envia a comunicação do resultado ao aluno solicitante (via postal ou e-mail). O servidor responsável assina, datando.
Incidências:
O parecer poderá ser objeto de pedido de revisão do aluno que julgar insatisfeita sua pretensão, no prazo de 10 (dez) dias úteis após a ciência, quando houver manifesto erro de direito ou vício quanto ao exame de matéria de fato.
É admitido pedido de revisão, em qualquer época, até a data de formatura na UnB, do aproveitamento de estudos denegado por inexistência de disciplina equivalente na UnB à época da emissão do parecer da unidade de ensino.
Duração do Trâmite:
Cerca de 30 dias (ocorrendo sem incidências, conforme a Resolução)
6) Documentos básicos que compõem o expediente:
· Formulário de Solicitação;
· Solicitação de Adaptação de Estudos;
· Revisão de Aproveitamento de Estudos;
· Exposição de Motivos.
· Formulários para despachos/anotações internas da UnB.
7) Vigência Administrativa:
8) Expurgo:
5 anos na fase Intermediária - após desvinculação com a instituição, após esta, eliminação. Pedidos indeferidos: eliminados 2 anos após indeferimento.
Quanto à origem:
Endógenos: origina-se dentro da organização.
Luciana Duranti
Pessoas:
Aluno
· Servidores do Posto Avançado do SAA
· Professor designado pela Unidade Acadêmica
· Vice-Diretor
Tipologia Documental de Partidos a Associações Políticas
Local: Universidade de Brasília
Data: Data em que a pessoa/unidade realizou o ato:
· Solicitação do Aluno (na SAA)
· Encaminhamento (SAA – Unidade de Ensino)
· Encaminhamento (Unidade de Ensino – Professor)
· Parecer do Professor
· Homologação do Vice Diretor
· Atualização do histórico do aluno (SAA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário