quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Semana de Arquivologia: 20 anos de curso na UnB

Hoje encerramos a “Semana de Arquivologia” e as comemorações pelos 20 anos do curso na UnB, promovidas pela Faculdade de Ciências da Informação da própria universidade. A semana contou com palestras e exposições de trabalhos acadêmicos, dos professores e dos alunos. Foi um evento muito enriquecedor pois conversamos sobre os diversos temas da área.

Destacamos, porém, o encerramento ocorrido hoje, uma noite que com certeza entrará para a história da faculdade e dos seus alunos. Tivemos a honra de receber a visita de pessoas muito admiradas por nós, antes pelos seus textos agora também pelas suas histórias, como disse a professora Angélica “além de referências bibliográficas, serão referências de vida”.

Falaram na noite de hoje as professoras doutoras Heloísa Liberalli Bellotto e Lídia Alvarenga. Lígia era chefe do departamento quando lutou pela implantação do curso de arquivologia, noturno. Bellotto veio para ajudar na implantação. Juntas estas duas mulheres começaram a escrever a nossa história, de estudantes deste curso. Só temos a agradecer pelo que fizeram, por nós, pelo curso, e pela arquivologia no Brasil.

Tivemos também depoimentos de alunos das primeiras turmas (anos de 1991, 1992), muito incentivadores e emocionantes. Dois professores, que classificamos entre os mais queridos do curso, professora Angélica e professor Renato, falaram também. E ainda a Nilza Teixeira Soares, que pode contar um pouquinho da sua vivência com Schellenberg.

O mais importante da noite, com certeza, foi a motivação que proporcionou aos alunos, parece que quem estava desanimando com o curso ganhou novas forças, que quem está entrando no curso ficou mais otimista e que quem está se formando sairá forte e confiante.

Percebe-se que quando temos bons exemplos e professores apaixonados, temos mais vontade de seguir caminhando e realizando também um bom trabalho, sendo um exemplo também. Pessoas inspiram pessoas, boas ações inspiram boas ações, bons profissionais inspiram bons profissionais. Que estas pessoas continuem transmitindo seu conhecimento, suas experiências e suas paixões, e que nós, estudantes, encontremos cada vez mais pessoas assim em nosso caminho, para nos tornarmos espelhos e darmos continuidade ao trabalho delas.

E que sejamos todos profissionais "com qualidade arquivística"!

Nossos mestres no encerramento

2 comentários:

  1. Simplesmente emocionante! Quem esteve na FCI hoje pôde sentir muito orgulho da profissão que escolhemos... pelo menos eu me senti assim! Belíssimas palavras Leandra.

    ResponderExcluir