quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Duplicidade (O filme) - analisando documentos

Em diversas cenas do filme, percebemos que o acesso às dependências (edifícios) onde as empresas estavam instaladas se dava através de catracas liberadas por crachás, em forma de cartões, provavelmente com chips ou outra tecnologia. São as identidades funcionais.


No Brasil, o decreto 5.703, de 15 de fevereiro de 2006 dá fé pública aos cartões de identidade funcional expedidos pelos Ministérios e órgãos da Presidência e Vice-Presidência da República. Segundo este decreto, os cartões somente podem ser emitidos mediante a apresentação da carteira de identidade do agente público expedida pelos órgãos públicos civis ou militares competentes e que a aposentadoria, exoneração, demissão ou qualquer forma de cessação do exercício do agente, torna nulo, de pleno direito, o cartão de identidade funcional expedido, obrigando-se o identificado a restituí-lo. Em caso de extravio ou roubo, o agente público é obrigado a comunicar imediatamente a ocorrência ao órgão em que está em exercício. O responsável pela emissão do cartão de identidade funcional que nele fizer inserir dados inexatos incorrerá em sanções administrativas e penas previstas em lei. O uso de tais identidades é comum tanto no serviço público quanto na iniciativa privada.

A seguir postamos frente e verso de duas identidades, uma das versões postadas possui erros que deverão ser listados pelos grupos. Verifiquem que os cartões em da empresa em questão sempre possuem as informações: FRENTE: logomarca da empresa, setor de trabalho, fotografia do empregado; VERSO: nome de tratamento, código do cartão (10 números, vinculados ao chip dentro do cartão), nome completo do funcionário, setor de trabalho, cargo do funcionário, matrícula (7 números e 1 dígito), tipo sanguíneo, data da posse na empresa, data de validade do cartão.



Figura 1: frente
Figura 1: verso













Figura 2: frente
Figura 2: verso

6 comentários:

  1. Algumas sutis modificações nos leva a acreditar que o crachá verdadeiro é o primeiro.
    Primeiramente,é bem notável que o segundo crachá teve a logomarca do Banco do Brasil retirada,logo não pode ser identificado como pertencente de alguma instituição e consequentemente de uma função.
    Segundo, o número de série do canto superior esquerdo no verso do crachá também foi retirado, juntamente com as marcas de uso.
    Terceiro,o segundo crachá não possui uma data de validade.Nesse caso, retira-se o período válido de uso do documento
    Quarto, a data de posse da funcionária também foi retirada.Desse modo, não demonstra a ligação da pessoa com a instituição.

    Análise diplomática do primeiro crachá:
    Suporte: plástico
    Forma: original
    Formato: crachá (?)
    Gênero: iconográfico
    Espécie: crachá funcional
    Tipo: crachá funcional do Banco do Brasil

    ResponderExcluir
  2. Podemos notar que a figura 2 é falsa, pois foram removidos o logotipo da instituição e o numero de matrícula da funcionária.

    Análise diplomática:
    Suporte: PVC
    Forma: original
    Formato: cartão
    Gênero: textual e iconográfico
    Espécie: crachá
    Tipo: crachá de identificação de funcionário

    ResponderExcluir
  3. Pode-se concluir que o segundo documento é o falso, pois não possui um dos códigos de validação que é o logotipo da empresa, além de não apresentar no verso informações como o código do cartão, a data de posse e a data de validade.

    Análise diplomática do documento verdadeiro:
    Suporte: Plástico
    Forma: Original
    Formato: Cartão
    Gênero: Textual e iconográfico.
    Espécie: Documento de identificação.
    Tipo: Crachá funcional.

    ResponderExcluir
  4. Concluimos que o segundo documento é falso por ter tido a logomarca da instituição removida e por não conter o serial superior que contém no primeiro.

    Suporte: PVC*
    Forma: original
    Formato: cartão
    Gênero: documento iconográfico/textual
    Espécie: crachá
    Tipo: Crachá funcional


    * dos tipos que pesquisamos de crachá, esse foi o que mais se assemelhou à foto.

    ResponderExcluir
  5. Após observar os documentos, foi possível identificar o cartão de identidade funcional que é autêntico e não autêntico, a figura 1 é o autêntico, porque na parte da frente possui a logomarca da instituição(um dos sinais de validação) que a figura 2 não possui,
    mas as diferenças agravantes estão no verso, muitos itens que servem para identificação do funcionário foram retiradas, e algumas outras modificadas. Dentre os caracteres que não estão na figura 2(não autêntica), contabiliza-se, o dia da posse e a validade do documento, além de um registro na parte superior, que parece ser o controle da instituição sobre o número de cartões de identificação geral,
    já os caracteres que foram modificados estão, a função, e uma troca de posicionamento de informações. Através dessa série de caracteres imprescindíveis faltando na figura 2, foi possível verificar que realmente o documento não é verídico, e nem autêntico.

    Análise diplomática:

    Suporte - Plástico
    forma - Original
    formato - Cartão
    gênero - textual/imagético
    espécie - Cartão de identificação funcional
    tipo - crachá funcional

    ResponderExcluir
  6. Analisando o documento em questão é possível notar que o segundo não é autêntico nem verídico pois não possui todos os caracteres que o validam como tal (logomarca da empresa, código do cartão, cargo do funcionário, data da posse e validade, matrícula, nome do funcionário, cargo, etc), no segundo documento falta a logomarca da empresa, o código do cartão, a data da posse do funcionário, a função e a data de validade, ou seja o documento não pode ser considerado verídico pois não contém todas informações que precisa ter e não é autêntico por não ter sido emitido por quem de fato tem copetencia (legal) para emitir o documento em questão.
    Não havendo tais características nesses documentos há um prejuízo na própria função fundamental para a qual o documento é usado no órgão que é identificar aquele que o porta. É questão de função administrativa, ou seja, para o que o documento é criado. Fatores como a data de posse , numeração em crachá ( no canto à esquerda) e mais claramente o logo da empresa fazem com que se peque em relação ao cumprimento dessa função.
    A própria função que o documento exerce faz que sejam imprescindíveis os dados que não constam na falsificação.
    Com relação ao que Duranti diz “ un formulario incompleto o no firmado como se requiere sigue siendo historicamente autentico-genuino.” o que não se pode dizer sobre a autenticidade diplomática.

    Análise diplomática

    Suporte: plástico
    Forma: original
    Formato: cartão
    Gênero: textual e iconográfico
    Espécie: crachá
    Tipo: crachá de identificação de funcionário

    ResponderExcluir