quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Análise de um documento com óticas diferentes


Mais uma atividade de diplomática! Vamos juntos ver como é interessante um documento receber análises diplomáticas de autores diferentes do campo da diplomática e tipologia documental.

Documento para chamar de seu do meu grupo: Aproveitamento de estudos

Modelo Luciana Duranti:
Elementos externos ou extrínsecos:
Suporte: Papel
Escrita: Documento em forma de formulário, com espaços para preenchimento dos dados pessoais do aluno, bem como das disciplinas que quer aproveitar.
Linguagem: concisa
Signos especiais: logotipo da UnB
Selo: não se aplica
Anotações: tudo que o aluno vai preencher e também as assinaturas e datas, que o professor que estiver analisando o caso vai preencher.
Elementos internos ou intrínsecos:
Protocolo: Universidade de Brasília, Secretaria de Administração Acadêmica, Solicitação de aproveitamento de estudos.
Texto: Identificação do aluno e das disciplinas que deseja aproveitar e o trâmite do documento, juntamente com o parecer.
Escatocolo: Homologação e anotações finais.
Pessoas: Aluno que solicita o aproveitamento, professores que analisam a solicitação, vice-diretor da unidade e demais pessoas envolvidas na autorização de aproveitamento de disciplinas.
Qualificação das pessoas envolvidas: aluno, professor e vice-diretor da unidade
Tipo de ato: continuativo
Nome do ato: Solicitação de aproveitamento de estudos
Relação entre documento e procedimento: Documento que participa da fase inicial de um aproveitamento de disciplinas
Tipo de documento: Solicitação, original.
Descrição diplomática: Data, aluno xxx pede aproveitamento de disciplinas que cursou em outra faculdade. Documento particular, original. Universidade de Brasília, ano xxxx.

Modelo Tipologia documental de partidos e associações políticas brasileiras
Identificação
Denominação original: Solicitação de aproveitamento de estudos
Local: Universidade de Brasília
Data: data que o aluno solicitar
Caracteres Externos
Gênero: textual
Suporte: papel
Formato: formulário, folha A4
Caracteres internos
Produtor: Universidade de Brasília
Conteúdo: Solicitação de aproveitamento de disciplinas já cursadas em outra faculdade
Objetivo/função: Aproveitar disciplinas já cursadas
Público alvo: interno, departamento do qual o aluno quer aproveitar disciplinas.
Fonte: Secretaria de Administração Acadêmica
Observações Gerais: não se aplica

NegritoModelo Grupos de Madrid
Tipo Documental
Denominação: Solicitação de Aproveitamento de estudos
Definição: Reconhecimento dos créditos de disciplina cursada em outra instituição de ensino superior, mediante análise dos estudos realizados pelo aluno.
Código: não se aplica
Caracteres externos:
Classe: Textual
Suporte: Papel
Formato: Formulário
Forma: Original
Oficina Productora: Aluno que solicita o aproveitamento
Destinatário: Universidade de Brasília - SAA
Legislação: Resolução CEPE nº 111/02, de 12/09/02.Resolução CEPE nº 29/2006, de 14/03/2006.
Trâmite:
-O aluno deverá solicitar o aproveitamento de estudos de uma só vez, requerendo a análise de todas as disciplinas cursadas com aprovação na instituição de origem.
-Os processos de aproveitamento de estudos serão homologados na unidade acadêmica responsável pela disciplina.
-PEDIDO DE REVISÃO: o aluno poderá solicitar revisão do seu processo de aproveitamento de estudos, que será considerado nos seguintes casos: inexistência de disciplina equivalente na UnB, à época da análise e erro ou impropriedade na análise do processo
-Solicitação é feita no Posto avançado da SAA, no Período estabelecido no “Calendário Universitário”.
-O prazo para solicitação: até dois períodos letivos após a admissão do aluno na UnB. O aluno pode solicitar a revisão em dez dias úteis, contados a partir da comunicação do resultado do aproveitamento de estudos.
- Na solicitação o aluno deverá apresentar o histórico escolar e os programas das disciplinas cursadas com aprovação, autenticados pela instituição de ensino superior de origem e preencher o formulário “Solicitação de Aproveitamento de Estudos”.
Documentos básicos que compõem o expediente:
- Formulário: Solicitação de Aproveitamento de Estudos
- Formulário: Revisão de Aproveitamento de Estudos
- Formulário: Exposição de Motivos
- Histórico Escolar do aluno
- Programas das disciplinas a serem aproveitadas, devem ser autenticados.
Ordenação das séries: não se aplica
Conteúdo:
- Datas: data da solicitação
- Assuntos: aproveitamento de disciplinas
Vigência Administrativa: acredito que até que o aluno conclua o curso.
Expurgo: acredito que podem ser eliminados após a conclusão do curso.
Acesso: sigiloso, pois são informações particulares do aluno.

Modelo Resolução do Conarq
Especificações:
Cor: Branca
Via: Única original
Formato: A4
Utilização: SAA
Instruções para preenchimento:
- Código do assunto: de acordo com o plano de classificação do conarq
- Resumo do assunto: Reconhecimento dos créditos de disciplina cursada em outra instituição de ensino superior, mediante análise dos estudos realizados pelo aluno.
- Dados do documento:
Número: sem número
Data: data da solicitação
Espécie: solicitação
Remetente: aluno
Destinatário: SAA - UnB
-Ver: indicar o código de classificação referente ao assunto sob o qual o documento está sendo arquivado.

Um comentário:

  1. DURANTI E PARTIDOS POLITICOS
    ESCRITA No campo Escrita a autora aborda as características físicas do documento, como tipo de pontuação, abreviaturas, marcas, correções, contudo tais características não são claramente apresentadas.
    GRUPOS DE MADRID
    OFICINA PRODUTORA não é o aluno
    SERIE é aplicável, pois trata-se da organização do documento, disposição física do mesmo. Ao menos
    VIGENCIA ADMINISTRATIVA a deve ser maior do que o período de curso do aluno da universidade, pois trata-se de documento comprobatório que poderá ser requerido posteriormente
    expurgo deve ter data de eliminação por tempo maior, devido ao mesmo fato da vigência administrativa
    SIGILOSO O documento me si, não tem necessariamente, a obrigatoriedade ser sigiloso, pois trata-se meramente de um requerimento; o pedido pode ser de caráter ostensivo, pois necessita-se de passar pelas tramitações burocráticas dentro da universidade. Já a resposta ao requerimento, deferimento ou indeferimento. Esta sim pode-a ter caráter sigiloso.
    CONARQ
    CLASSIFICACAO dar-se-á por meio do código próprio da Universidade, pois esta tem liberdade de criação para suas atividades-fim, segundo a própria legislação do referido órgão. A tabela já foi aprovada e a classificação devera seguir o código fim, e não a tabela pronta do CONARQ.
    RESUMO DO ASSUNTO A resolução defende que deve ser o mais direto e claro possível; o resumo explanado pelo grupo esta bem feito, por[em, prolixo. Poderia ser menor e mesmo assim conseguir abranger o assunto.

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